sexta-feira, 17 de maio de 2013


VISITA À IGREJA SANTO AMBRÓSIO E AO CEMITÉRIO MUNICIPAL DE ASCURRA/SC: UMA POSSIBILIDADE DE ESTUDOS SOBRE PATRIMÔNIO HISTÓRICO E CULTURAL

Na manhã do dia 17 de maio, os estudantes do Sétimo Ano do Colégio São Paulo de Ascurra/SC, orientados pela professora Graciela M. Fochi e pelo diretor Pe. Paulo Marconcini, visitaram a Igreja Santo Ambrósio e ao Cemitério Municipal de Ascurra/SC.
No primeiro momento da visita os estudantes puderam conhecer as diferentes composições técnicas e artísticas da Igreja para os espaços de cúpulas, abóbodas, capelas, capitéis, altar, colunas, arcos, vitrais entre outros.

O segundo momento se deu no espaço do cemitério que pertence e está localizada nos fundos da Igreja. Neste momento os estudantes receberam explicações sobre os diferentes modelos de cemitérios e tradições de sepultamento mais praticadas pela humanidade, em especial para com as concepções para o modelo/forma de sepultamento e cemitério que este espaço representa.
A partir de então os estudantes foram divididos em grupos para identificar as composições que espaço do cemitério possui, como espaços especiais para sepultamentos infantis, de grupos religiosos, personalidades políticas, assim como as diferentes formas de jazigos, capelas, lápides, mensagens, identificações, estatuária entre outras edificações.

Procurou-se com estas atividades despertar o interesse e a preocupação para com o potencial histórico e cultural que estes espaços possuem tanto para a História da cidade como da região. 
Espera-se em breve ampliar esta atividade, no sentido de formular um projeto de pesquisas e estudos e poder oferecer passeios guiados aos demais estudantes interessados por estes temas e assuntos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário