segunda-feira, 1 de novembro de 2010

CEMITÉRIO MUNICIPAL DE JOINVILLE/SC: UMA POSSIBILIDADE DE ESTUDO

      Os estudantes do 3º ano matutino curso de Psicologia da Universidade da Região de Joinville/UNIVILLE, na disciplina de Sociologia realizaram uma aula de campo no Cemitério Municipal de Joinville/SC. A aula correspondia às atividades previstas no estágio docência da profª Graciela M. Fochi, estudante-pesquisadora do curso de Mestrado em Patrimônio Cultural e Sociedade/MPCS da mesma instituição, orientada pela profª Drª Mariluci N. Carelli.
      A visita contou com explicações e orientações da responsável pela Central de Atendimento ao Serviço Funerário/CASERF do município Ana Lúcia R. Moreira, que possuí mais de 10 anos de experiência no setor. Os estudantes, divididos em grupos, analisaram diferentes aspectos no espaço do Cemitério: a estrutura de funcionamento e os serviços disponíveis no Cemitério, as estratificações sociais, os aspectos artísticos e culturais, o conteúdos das lápides e dos epitáfios, entre outros elementos presentes nos jazigos edificados neste Cemitério.
O Cemitério Municipal de Joinville, é o maior cemitério da cidade, foi fundando em 1913 e hoje está completamente incorporado ao processo de urbanização da cidade, ocupa uma área de 129.000 m² e reúne aproximadamente 60.000 túmulos. Atualmente o cemitério não possui espaço para edificação de jazigos em ‘chão novo’, existe somente espaço para sepultamentos individuais em jazigos e capelas que já foram adquiridos pelos familiares”.
Para manter o local limpo cerca de três pessoas fazem os trabalhos, porém cada família é responsável pela limpeza dos respectivos jazigos. Em anexo ao cemitério, funcionam à administração dos cemitérios municipais e quatro funerárias, que em sistema de rodízio, atendem os óbitos ocorridos na cidade, sendo que ocorrem em torno de 10 a 15 por dia.
Os estudantes consideraram a atividade importante e proveitosa diante do fato de que as leituras, as reflexões, a aula de campo e os seminários de socialização oportunizaram a discussão ao tema da morte, tema considerado ‘tabu’ no imaginário e mentalidades das sociedades ocidentais contemporâneas, às idéias estigmatizadas atribuídas aos espaços dos cemitérios e possibilitou abordar e identificar os aspectos das estratificações sociais, manifestações culturais e artísticas no espaço do cemitério, assim como oportunizou a ampliação dos espaços de ensino-aprendizagem e despertou o interesse pela pesquisa de campo como experiência de formação dos estudantes.
As professoras reforçam que os espaços dos cemitérios, em especial o Cemitério Municipal de Joinville, poderiam ser espaços de estudos também para temas do luto na sociedade, a arte funerária, espaços de patrimônio histórico e cultural, memória e identidade, fonte para estudos populacionais e de meio ambiente entre outras pesquisas.
O Cemitério Municipal de Joinville está localizado na Rua Ottokar Doerffel, nº 12, no bairro Atiradores, encontra-se aberto diariamente nos horários das 07 h às 17:30 h. Reúne sepulturas de diversas personalidades políticas de destaque na cidade e na região, de famílias tradicionais, de lideranças industriais, de combatentes das revoluções, da 2ª Guerra Mundial e conta também com obras dos artistas plásticos como Fritz Alt e Mário Avancini.

Nenhum comentário:

Postar um comentário